O Que Você Precisa Saber Para Comprar Um Imóvel

Todo mundo quer ter sua casa ou apartamento próprio. É mais que um sonho, é uma realização, é garantia de segurança e proteção para toda a família. E claro, quando chega essa hora, também queremos estar seguros para realizar um bom negócio.

São muitas as ofertas no mercado imobiliário. Então, como escolher? Como identificar se as condições são boas? E mais: como unir exatamente o que a gente quer em um imóvel com a nossa possibilidade financeira?

Pensando em tudo isso, a Habitram tem 3 dicas fundamentais para você comprar seu primeiro imóvel. Confira!

Planejamento financeiro

Não é surpresa que o planejamento financeiro seja um dos primeiros aspectos a se considerar quando a vontade (ou a necessidade) de comprar um imóvel aparece.

Manter as finanças sob controle é importante pois, se você não tiver o valor total disponível para adquirir o imóvel à vista, será necessário contratar um crédito imobiliário para financiar a compra. E assim, é essencial que sua vida financeira esteja organizada, para conseguir a aprovação, e para que você não se comprometa com parcelas mensais que possam prejudicar a saúde financeira familiar.

Defina sua região foco

 Se você está seguro financeiramente e quer mesmo comprar um apartamento, defina qual a região de sua preferência antes de começar a procurar por imóveis.

Para isso, você deve considerar como seria morar na localidade, se é fácil o deslocamento para o trabalho (afinal, o vai e vem do dia a dia impacta muito na nossa qualidade de vida), se há, no entorno, comércios e serviços que você está acostumado a utilizar, e se você se vê morando na área por um longo período, sem transtornos.

Vale avaliar também o potencial de crescimento da região, índices de criminalidade, rede de transporte que atende a área e tudo mais que te ajude a tomar uma decisão mais segura.

Conheça sua construtora

 A construtora responsável pelo empreendimento no qual você pretende comprar um apartamento é figura extremamente importante a ser considerada. Isso porque você investe um grande valor nesse bem; muitas vezes, passa anos pagando por ele, e em uma relação duradoura como essa, é necessário haver transparência e confiança – duas premissas da Habitram para com todos os seus clientes.

Conheça empreendimentos anteriormente lançados pela construtora, avalie seu site, informe-se sobre como a área de atendimento trabalha, caso, no futuro, você precise contar com eles, e entenda qual é o papel dela depois da entrega das chaves. Vale a pena ler o manual do comprador, para saber suas garantias, direitos e coberturas.

Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre os passos antes de comprar seu apartamento? Envie para a Habitram suas dúvidas!