
Posso usar o FGTS na compra do meu imóvel?
A resposta é SIM! Você pode usar o saldo da sua conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar o tão sonhado imóvel.
O que devo fazer para usar o FGTS na compra do imóvel?
O FGTS é depositado mensalmente pela empresa em uma conta aberta em nome do funcionário e serve como uma espécie de garantia para o empregado. O valor acumulado pode ser retirado apenas em casos específicos, como a compra de um imóvel. Para conseguir utilizar o saldo (para essa finalidade), você precisa estar dentro de alguns pré-requisitos:
- Não ter imóvel na cidade em que mora e/ou trabalha, nos municípios limítrofes e na região metropolitana.
- Ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime FGTS (mesmo em períodos ou empresas diferentes).
- Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do País.
- Estar com as prestações do financiamento em dia (no caso de amortização da dívida também é permitido o uso do FGTS).
- Ser titular ou coobrigado no financiamento que pretende pagar parte do valor das prestações.
O próximo passo é reunir a documentação necessária
Separe a relação de documentos abaixo, leve até uma agência da Caixa Econômica Federal ou no Correspondente Caixa Aqui mais próximo e solicite a liberação do dinheiro:
- RG;
- Extrato da conta vinculada ao FGTS;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato (se você for trabalhador avulso);
- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF (no caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF também do cônjuge ou companheiro/a).
Em alguns casos específicos, existem outros documentos que também devem ser apresentados. Confira aqui quais são.
Análise da documentação
A Caixa Econômica Federal vai fazer a análise da documentação e, se for aprovada, o saldo da sua conta do FGTS é liberado e você já pode utilizar o valor para comprar a casa própria.
Obs: Lembrando que pessoas com restrição cadastral, como o nome listado no SERASA ou SCPC, podem ter problemas com a liberação do valor.
Fique atento ao valor do imóvel
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, no início deste ano, o aumento do limite do valor de imóvel comprado com utilização do FGTS. O teto subiu de R$ 950.000,00 para R$ 1.500.000, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal (onde os valores dos imóveis são mais altos). A medida vai vigorar até o dia 31 de dezembro de 2017, mas isso não quer dizer que no próximo ano o valor será reduzido.
Está precisando usar o saldo do FGTS para comprar o seu futuro imóvel? Esperamos que as dicas tenham lhe ajudado a entender melhor o processo.
Boa sorte!