Para uns eles são verdadeiros tesouros, para outros os livros representam a oportunidade de explorar “mundos desconhecidos”, como se fosse uma espécie de viagem capaz de levar para um novo aprendizado ou uma nova experiência.

Ou seja, o que não faltam são razões para você querer cultivar um livro dentro de casa, principalmente se além de preservá-lo você puder utilizá-lo como objeto decorativo, ainda que o seu espaço seja pequeno. Quer saber mais? A gente pode te ajudar com algumas dicas a seguir:

Prateleiras: sempre bem-vindas e multifuncionais, em diferentes tipos de formatos ou cores, as prateleiras podem ser colocadas praticamente em qualquer parte de casa para que você possa armazenar os seus livros, ao mesmo tempo em que aproveita para colocar objetos decorativos, incluindo luminárias.

Aparadores: mais do que serem utilizados como “mesinhas” para o apoio de objetos ou livros, a parte de baixo dos aparadores também pode ser usada, por exemplo, para armazenar os livros empilhados, divididos por ordem de tamanho para que não caíam ou até mesmo por cores, para dar mais destaque.
Essa ideia também pode ser adaptada para mesas, que possuam maior profundidade embaixo para que além de armazenar os seus livros, você possa continuar utilizando a parte de cima para outros fins.

Dois em um: que tal empilhar os seus livros no quarto, ao lado da cama e até a altura de um banquinho, e utiliza-los como um criado-mudo para apoiar os seus objetos? A ideia pode ser inclusive aproveitada para colocar um espelho.

Parede colorida e um cantinho: sabe aquele canto da casa que ninguém usa? Por que não pintar a parede deste lugar da casa com uma cor mais viva, como por exemplo o amarelo ou o vermelho? Depois você pode utilizar um banco ou simplesmente forrar esse espaço para empilhar os seus livros, de preferência coloridos e apoiados nessa parede, com as lombadas de frente para você, para facilitar a procura na hora de consultar.

Corredor: se você tiver um corredor um pouco mais largo em casa pode aproveitá-lo melhor e de quebra, ganhar uma biblioteca. Basta ter um banco mais comprido, uma prateleira mais baixa ou um rack e utiliza-los para armazenar os seus livros, seguidos de vasos e enfeites.