_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

A Habitram

10 de abril de 2024

Documentação para compra do imóvel: o que é necessário para concluir?

Mercado Imobiliário

3 de abril de 2024

Análise de mercado: como avaliar a valorização de um imóvel

Notícias

Como comprar um imóvel na planta?

27 de novembro de 2017 | 4 minutos

 

Chegou o momento tão esperado de comprar a casa/apartamento própria, mas você ainda não sabe o que fazer ou por onde começar? Não precisa se desesperar! Respire fundo, se acalme e confira todas as dicas que separamos para você sobre como comprar um imóvel na planta.

Comprar um imóvel na planta pode ser mais vantajoso do que você imagina

Já pensou na possibilidade de comprar um empreendimento ainda na planta? Se não, é melhor considerar a opção que pode trazer grandes benefícios para você e sua família.

Certamente você já escutou alguém dizendo que o imóvel na planta é mais barato e possui diversas vantagens – o que é verdade. Comprar um empreendimento que ainda não foi construído pode ser um ótimo negócio. Isso porque as instalações são modernas, a decoração e personalização é você quem faz, o pagamento é facilitado e, depois de pronto, o valor do imóvel pode ser valorizado em até 50%.

Ficou interessado? Veja o que você deve fazer para comprar um empreendimento ainda na planta:

Conheça a construtora responsável

Antes de mais nada você deve pesquisar e conhecer a construtora que vai construir o imóvel. Descubra se ela é confiável; isso é fundamental para não surgir problemas futuros, como fraudes, atrasos ou problemas na entrega do imóvel.

Verifique os dados da empresa na Receita Federal, a situação cadastral dela (se o CNPJ está regular, se possui processos judiciais, reclamações no Procon ou no Reclame Aqui).

Vá até o Cartório de Registro de Imóveis e veja se o empreendimento está devidamente registrado. Pesquise também o memorial descritivo que acompanha o registro – só para confirmar que as características passadas pelo corretor estão corretas.

Avalie a reputação da construtora

Outra alternativa é conversar com proprietários que adquiriram imóveis na planta com a construtora e avaliar o nível de satisfação deles.

Faça perguntas a respeito de assuntos pertinentes:

  • O imóvel foi entregue no prazo?
  • As medidas dos cômodos estavam de acordo com o combinado?
  • O material utilizado é de boa qualidade?
  • Ocorreram problemas com a documentação?
  • A construtora foi atenciosa na resolução de problemas?

E qualquer outra pergunta que você considere importante.

Tenha em mente o seu orçamento financeiro

Você deve saber quanto pode investir no imóvel próprio. É comum que algumas pessoas pesquisem, visitem e desejem casas ou apartamentos que não podem comprar. Para que isso não aconteça com você é fundamental se planejar financeiramente.

Antes de comprar um imóvel na planta, calcule o valor dos juros embutidos nas prestações, verifique qual o limite de financiamento liberado pelo banco e veja se você consegue arcar com as prestações mensais. Além disso, leve em consideração que o valor do imóvel será reajustado pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), elevando o preço final em até 20%.

Ter plena consciência dos possíveis gastos extras evitará que você tenha dores de cabeça desnecessárias.

Antes de comprar, visite o imóvel modelo

É comum visitar o imóvel antes de comprar, mas como fazer isso se ele ainda não foi construído? As construtoras constroem um apartamento modelo – igual ao que será entregue quando o empreendimento estiver pronto – para que o cliente avalie se o imóvel atende às suas expectativas e necessidades. É fundamental que você conheça o empreendimento e analise se ele é ideal para você e sua família.

Vá ao local em horários diferentes

Se você visitar o local que o imóvel será construído em um domingo à tarde, por exemplo, provavelmente o lugar estará silencioso e com pouco movimento. Porém, se a visita ocorrer em uma quarta-feira de manhã o cenário pode ser totalmente diferente.

Se você é o tipo de pessoa que busca tranquilidade, opte por locais mais calmos. Agora se você não se incomoda com muito movimento e barulho, não se preocupe! Lugares mais agitados não serão um problema – tudo vai depender do estilo de vida que você e a sua família pretendem levar.

Suas dúvidas foram esclarecidas? Caso ainda tenha restado alguma, comente no post para ajudarmos você nesse momento tão importante da sua vida.

Boa sorte!

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!