_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

A Habitram

10 de abril de 2024

Documentação para compra do imóvel: o que é necessário para concluir?

Mercado Imobiliário

3 de abril de 2024

Análise de mercado: como avaliar a valorização de um imóvel

Arquitetura e Decoração

Apartamentos Pequenos Aproveite Melhor

12 de novembro de 2018 | 3 minutos

 

Apartamentos pequenos também podem ser amplos

Um simples toque na decoração pode fazer toda a diferença quando o assunto é ampliar o espaço de um apartamento pequeno. As opções são inúmeras e os resultados podem se tornar um verdadeiro mix de funcionalidade e estilo, adaptados ao seu jeito de ser.
Confira a seguir como explorar melhor essa variedade de alternativas e torne o seu ambiente mais espaçoso, leve e aconchegante:

Luzes, espelhos e ação!

Além do bom e velho truque do uso de espelhos ou até mesmo de objetos metálicos que podem ser usados na decoração de um apartamento pequeno, você sabia que a luminosidade também pode ajudar? A luz natural ou artificial faz com que o ambiente pareça mais leve, arejado e consequentemente maior. Então, na ausência de uma janela, que tal utilizar um abajur ou uma luminária? Vasos e objetos menores de decoração, em aço inox ou cobre, também podem ser usados com a mesma finalidade de clarear alguns pontos da casa ou até da cozinha.

Paleta de cores claras

Quando se pensa em um apartamento pequeno e decorado, inevitavelmente é preciso falar sobre as cores das paredes. Então, se o objetivo é tornar o ambiente maior, procure utilizar tons mais claros e leves (como o branco, o bege e o cinza), ao invés dos escuros, como o preto, ou até mesmo o vermelho.

Móveis multiuso

Sofás-camas, mesinhas laterais dobráveis, prateleiras em forma de estante, assentos usados como baú e frigobares. São inúmeras as funcionalidades que alguns móveis oferecem quando o assunto é a decoração de apartamentos pequenos.
Por isso, com tantas opções, evite usar peças muito volumosas, como poltronas largas e estofadas.

Tapetes e cortinas

Mais do que decorativo, o uso de um tapete claro pode ajudar a tornar uma sala de apartamento pequeno mais clean e a criar a percepção de que o espaço é maior, principalmente se o chão for escuro.
Somada a essa ideia, você pode aproveitar para utilizar cortinas que ajudem a tornar o espaço mais largo. Para isso, basta que a cor seja parecida com a do tom da parede (na cor clara) e se misture, como se fosse uma continuação. O tecido também precisa ser mais leve.
Outra dica de amplitude, nesses mesmos moldes, é colocar uma cortina em uma parede que não tenha necessariamente janela. Isso ajuda a tornar o ambiente mais espaçoso.
Enfim, o que não faltam são opções de decoração para que o seu apartamento compacto se torne um lugar mais amplo e arejado.

Fontes: Lojas Kd e Vida de Casada

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!