_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

A Habitram

10 de abril de 2024

Documentação para compra do imóvel: o que é necessário para concluir?

Mercado Imobiliário

3 de abril de 2024

Análise de mercado: como avaliar a valorização de um imóvel

Dicas Financeiras

4 dicas rápidas antes de você comprar um imóvel

20 de março de 2018 | 3 minutos

 

Quer comprar um imóvel?

Confira 4 pontos importantes que você precisa saber antes de comprá-lo:

Atualmente há diversas formas que facilitam a compra da tão sonhada casa própria. Porém há análises que devem ser feitas para se ter certeza que o imóvel é a melhor opção para a sua família.

  • Se organize

    Antes de adquirir um imóvel, faça uma lista de todos os pontos importantes para você – isso facilitará a comparação e a escolha, diante das centenas de opções disponíveis do mercado imobiliário.

  • Avalie o estado físico do imóvel

    O estado físico do imóvel é um grande indicativo de que está à venda porque o proprietário decidiu movimentar seu portfólio ou se há uma razão preocupante para a oferta. Ao falar em estado físico, estamos falando da aparência do imóvel: se está bem cuidado, se não há rachaduras nas paredes que possam indicar um problema estrutural ou se o teto do banheiro não tem sinais visíveis de vazamento.

Para fazer essa avaliação, não é preciso ser um especialista; mas é importante se informar a ponto de saber quando uma manchinha pode indicar um problema maior do que uma simples umidade.

  • Veja se é preciso fazer reparos ou reformas

    É importante lembrar que, no caso de imóveis mais antigos, é possível que haja pequenos reparos a serem feitos, mas que valeriam a pena pela proporção ou pelo preço da compra. É comum que os imóveis usados não estejam em perfeito estado, mas isso não deve ser considerado um grande problema, já que você pode fazer pequenas reformas, sem gastar muito.

  • Tente negociar o valor

Há casos em que o antigo proprietário faleceu e a família só quer vender para repartir o dinheiro. Nesse caso, vale uma boa negociação para garantir um preço mais baixo, o que pode ser vantajoso para o comprador, mesmo tendo que passar massa fina nas paredes ou trocar azulejos.

Mesmo que a situação do proprietário seja diferente vale a pena negociar o valor a fim de baratear o seu investimento.

Comprar um imóvel é uma decisão importante e você deve se sentir confortável com toda a negociação. Não comprometa a sua renda com valores altos nas parcelas, calcule a melhor opção e se planeje financeiramente. Tenha sempre um especialista para lhe auxiliar.

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!