Traga a natureza para dentro de casa: como o paisagismo pode favorecer na qualidade de vida da sua família

Seja um vaso, um jardim ou uma pequena horta: as plantas são propostas cada vez mais utilizadas nas decorações dos lares e em espaços de lazer nos condomínios.

Isso acontece tanto pela necessidade de adequarmos nossas rotinas à uma perspectiva mais ecológica e sustentável, quanto pelo benefício que as plantas trazem para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

As flores, plantas e folhas, além de serem aliadas nas decorações, tendem a diminuir a rigidez do ambiente, o que torna o espaço mais acolhedor e confortável. A presença do verde, inclusive, é até mesmo utilizada em escritórios para contribuir com a produtividade e tranquilidade dos colaboradores.

O uso deste recurso, definitivamente, é uma quebra na monotonia diária e pode ser utilizado com bastante criatividade, abusando das diversas formas, cores, texturas e técnicas de plantação disponíveis.

Mas trazer o verde para o ambiente de casa não é uma tarefa tão simples, principalmente quando os moradores não têm tempo em suas rotinas para se dedicarem ao cuidado das plantas. Por isso é tão importante a orientação de um bom profissional arquiteto paisagista, que possui conhecimento técnico e pode trazer soluções que se adequem à sua realidade. Com este auxílio, será possível realizar melhores escolhas em relação às plantas, levando em consideração o clima, as condições de iluminação do ambiente, e o tempo disponível para o cuidado delas.

A utilização das plantas pode, inclusive, favorecer a saúde de uma família. Um dos seus principais benefícios é a capacidade de reter a umidade do ambiente, combatendo o ressecamento das vias aéreas e prevenindo doenças como bronquite, sinusite e asma.

A umidade também proporciona um ambiente mais fresco, amenizando a sensação de calor em dias quentes, podendo até mesmo dispensar a necessidade de climatização com aparelhos de ar-condicionado, reduzindo consideravelmente o gasto de energia.

Caso a proposta verde para o seu ambiente inclua uma horta caseira, com plantações de ervas, temperos e folhagens, o paisagismo também pode beneficiar a alimentação da sua família.

Pensando em todos esses benefícios, os condomínios vêm, cada vez mais, aplicando o paisagismo em suas áreas comuns e de lazer. Além de contribuírem para a sustentabilidade de forma geral, para a sociabilização e qualidade de vida dos moradores, estes espaços valorizam ainda mais os imóveis.

Portanto, se você estiver procurando um imóvel para investir, ou até mesmo para morar, verifique se existe uma proposta de paisagismo para aquele espaço.

Na Habitram Empreendimentos, o paisagismo é uma realidade e uma das prioridades em nossos condomínios de apartamentos e casas, justamente pela infinidade de benefícios que trazem para o meio ambiente e para os seres humanos.

Conheça cada um dos nossos empreendimentos e saiba mais detalhes. Basta acessar o nosso site