Pequenos reparos em sua casa. Você mesmo pode fazer?

Você é do tipo “mão na massa”? Ou na primeira lâmpada queimada procura o eletricista ou busca na internet um “marido de aluguel”?

Independente de habilidade manual, hoje, depois de termos aprendido o valor de estar em casa, mais e mais pessoas, do universo feminino e masculino, se abrem para fazer pequenos e fáceis reparos em casa, além de mais econômico, oportuniza uma manutenção pontual e muitas vezes que até pode ser um ritual antiestresse.

A Habitram separou algumas dicas para que você possa fazer pequenos reparos em sua casa, no melhor estilo “faça você mesmo”.

Vamos iniciar pelas paredes, parece unânime que essa parte seja a mais simples, para pintar ou tratar as paredes com furações ou rachaduras superficiais, tenha massa corrida, um pouco de gesso, lixa. Aonde tiver desníveis, aplique a massa, deixe secar e após, passe a lixa em toda a parede até criar uma superfície homogênea, passe um pano úmido para retirar o pó e podemos começar a pintura. Para essa etapa, delimite o local que deseja pintar com uma fita crepe, proteja tomadas, interruptores, rodapés, e faça uma demarcação com o pincel em toda a volta do local e depois preencha a parte central com o rolinho, espere secar e aplique outra mão. É importante retirar a fita antes de secar totalmente, para não marcar a parede.

Para a parte elétrica, trocar lâmpadas e a resistência do chuveiro são itens comuns que quase todos nós fazemos, mas, podemos também colocar um lustre ou pendente, por exemplo, basta termos os mesmos cuidados iniciais, desligar a chave geral, ou o disjuntor da região na qual trabalhará, para não tomar aquele choque. Após isso, conecte os fios do ponto de energia no teto aos fios do lustre, se estiverem com a ponta encapada, desencape com um estilete. Para conectar os fios, coloque-os lado a lado e torça tudo com um alicate e depois cubra as emendas com fita isolante. Encaixe o suporte da luminária no teto e prenda os parafusos com uma chave de fenda, se for o caso.

Com a parte hidráulica da casa, quem nunca se viu às voltas com uma pia entupida? Ou tendo que instalar a nova máquina de lavar?

A maioria dos entupimentos é fácil de resolver: basta encher a pia com água e usar um desentupidor. Se não adiantar, despeje uma xícara de sal, a mesma medida de bicarbonato de sódio e água fervente, mas, se ainda assim, continuar entupida, prepare-se! Pegue alguns panos de limpeza, desatarraxe o sifão e jogue fora o que estiver obstruindo a passagem. Limpe o encanamento com uma escova e recoloque no sifão. Já para instalar a máquina de lavar, conecte a mangueira da máquina à torneira de água, vedando com uma fita veda rosca. Em seguida, ligue a mangueira de esvaziamento ao cano de saída de água e é só ligar.

Vale lembrar que nem todos os reparos podem ser feitos por leigos, pois requerem mais cuidados e geram mais perigos, assim, caso não esteja confortável em fazer, chame um especialista.

Ainda são necessários alguns preparos prévios, como a compra ou a separação do material que utilizará, a leitura atenta de qualquer tipo de manual que os produtos tiverem, verificar qual horário poderá fazer, se morar em prédios ou condomínios, entre outros itens de seu planejamento, para depois partir para a execução.

E agora que tal colocar a mão na massa?

Tome certos cuidados, entre desligar a chave geral e o registro de água, tenha as ferramentas e o material a postos e pronto!

Você também poderá fazer pequenos reparos na sua casa e a Habitram estará com você nessa, pensando sempre em seu conforto e bem estar.