O Futuro é Agora

No início dos anos 90, quando se falava em 2021, logo se fazia uma imagem mental de vida quase astronáutica, usando capacetes para andar na terra, não muito longe chegamos aqui, com o que era chamado de futuro, mais presente em nossa rotina.

O mundo digital, o consumo ágil, a busca pela qualidade de vida e bem-estar, a inclusão social, física, racial, de gênero trarão cada vez mais as tendências para a moda, estilo de vida e decoração.

A funcionalidade, móveis confortáveis, madeiras claras, pisos fáceis de limpar, mas de beleza estética, vemos o luxo sendo aparado pelo conforto e materiais naturais em composição com a transgressão das cores.

O lema “menos é mais” da pandemia toma lugares de design, assim como os escritórios das moradias viram a segunda sala, como os espaços mais requisitados para uma repaginação em casa para este ano.

As cores do Pantone 2021, traz o simples e glamoroso do cinza, ultimate gray, com o brilho e a vivacidade do amarelo, illuminating, a sombra e o sol, entre o tradicional, sólido, confiável do cinza e o solar, cintilante e alegre do amarelo, os opostos, complementares, na representação de infinitas possibilidades, para todos.

Seja na casa ou no apartamento, elegância e conforto se aliaram para sempre, desde a otimização de metragens menores até a predisposição de se sentir no aconchego da casa da vovó com peças, antiguidades e babados na sala de estar.

Cada vez mais as novas gerações, preocupadas com o meio ambiente e a igualdade nos trazem que o compartilhar é uma grande nova forma de viver e de ver o mundo, condomínios com espaços comuns se tornaram rotineiros nos últimos anos, mais e mais pessoas buscam morar com a possibilidade de ter uma academia, espaço pet, piscina, feira, entre outras comodidades “em casa”. Antes o que víamos apenas no fato de pegar uma carona para ir trabalhar, hoje o dividir uma bicicleta ou ferramentas com os vizinhos já se tornaram realidade.

Aprendemos que ficar em casa é o lugar mais seguro e agradável que existe, o bar veio para dentro, e áreas como rooftop, churrasqueira, lounge ganharam mais importância do que morar num centro urbano frenético de vida noturna, ter amigos, poucos e os mais íntimos, em casa, em um ambiente confortável e requintado, já está no elenco dos preferidos nas escolhas.

Bem-estar, para o presente, a qualidade de vida sem esperar a aposentadoria é um fator determinante inclusive para a escolha profissional ou de moradia, dizem as pesquisas, cada vez mais busca-se no próprio condomínio opções como spa, locais arborizados ou até a possibilidade de pequenos jardins, com plantas e pedras na sacada, na preservação do equilíbrio e da paz.

Existem tendências em elementos macros pré-estabelecidos, mas percebe-se que a grande regra é trazer sua identidade para o seu lar, ali em móveis, cores, texturas, iluminação, peças e quadros, vê-se um pouco de cada um, a personalidade do morador, aqui na Habitram temos exatamente o que você espera, no momento presente, todas as tendências 2021, assegurando você acima de tudo.