_A Habitram
_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram
Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:
Arquitetura e Decoração
19 de junho de 2024
Apartamento inteligente: transforme seu lar com automação
Dicas Financeiras
4 dicas rápidas antes de você comprar um imóvel
28 de março de 2018 | 3 minutos
Atualmente há diversas formas que facilitam a compra da tão sonhada casa própria. Porém há análises que devem ser feitas para se ter certeza que o imóvel é a melhor opção para a sua família.
Antes de adquirir um imóvel, faça uma lista de todos os pontos importantes para você – isso facilitará a comparação e a escolha, diante das centenas de opções disponíveis do mercado imobiliário.
O estado físico do imóvel é um grande indicativo de que está à venda porque o proprietário decidiu movimentar seu portfólio ou se há uma razão preocupante para a oferta. Ao falar em estado físico, estamos falando da aparência do imóvel: se está bem cuidado, se não há rachaduras nas paredes que possam indicar um problema estrutural ou se o teto do banheiro não tem sinais visíveis de vazamento.
Para fazer essa avaliação, não é preciso ser um especialista; mas é importante se informar a ponto de saber quando uma manchinha pode indicar um problema maior do que uma simples umidade.
É importante lembrar que, no caso de imóveis mais antigos, é possível que haja pequenos reparos a serem feitos, mas que valeriam a pena pela proporção ou pelo preço da compra. É comum que os imóveis usados não estejam em perfeito estado, mas isso não deve ser considerado um grande problema, já que você pode fazer pequenas reformas, sem gastar muito.
Há casos em que o antigo proprietário faleceu e a família só quer vender para repartir o dinheiro. Nesse caso, vale uma boa negociação para garantir um preço mais baixo, o que pode ser vantajoso para o comprador, mesmo tendo que passar massa fina nas paredes ou trocar azulejos.
Mesmo que a situação do proprietário seja diferente vale a pena negociar o valor a fim de baratear o seu investimento.
Comprar um imóvel é uma decisão importante e você deve se sentir confortável com toda a negociação. Não comprometa a sua renda com valores altos nas parcelas, calcule a melhor opção e se planeje financeiramente. Tenha sempre um especialista para lhe auxiliar.