_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

Mercado Imobiliário

29 de maio de 2024

Mobilidade na Bela Vista: uma região com fácil acesso

A Habitram

22 de maio de 2024

Um diferencial para investidores de imóveis

Mercado Imobiliário

Como escolher a localização ideal para o seu novo apartamento?

15 de maio de 2024 | 5 minutos

Você está pronto para dar o próximo passo e encontrar o apartamento dos seus sonhos, mas está em dúvida sobre como escolher a localização perfeita? A decisão sobre onde morar é importante e pode impactar significativamente sua qualidade de vida.

Neste artigo, você encontrará dicas para escolher o melhor lugar para seu novo apartamento.

O que avaliar na localização do imóvel?

É importante considerar diversos fatores para garantir conforto e conveniência:

  1. Segurança do bairro

É um dos motivos mais importantes para serem analisados. No centro de São Paulo, o comércio investe em segurança. Na zona oeste, a Vila Madalena é considerada um bairro seguro por 82% de seus moradores. Na zona sul, pode observar a segurança na Vila Mariana, o bairro conta com algumas unidades da Polícia Estadual de São Paulo e foi considerado um dos mais seguros para se morar pelo Índice de Exposição a Crimes Violentos.

Por isso, é essencial pesquisar e buscar por bairros com boa reputação e tranquilidade. Além disso, observe a iluminação pública, a presença de policiamento e a vizinhança ao redor do prédio.

  1. Proximidade ao trabalho e facilidade de acesso

Com a ajuda do Google Maps, você pode pesquisar a distância para o trabalho e como irá lidar com o transporte no dia a dia. Quais são as linhas de ônibus que passam por perto? Há estações de metrô?

Faça o teste do local até o seu trabalho. Além disso, considere a facilidade de acesso a outras áreas da cidade, seja por transporte público ou vias importantes.

  1. Infraestrutura e serviços disponíveis

Avalie a infraestrutura da região e os serviços disponíveis nas proximidades do imóvel. Verifique a presença de supermercados, farmácias, hospitais, escolas e outros estabelecimentos essenciais para atender às suas necessidades diárias. Uma boa infraestrutura contribui para uma vida mais conveniente e confortável.

Bairros mais centrais como Bela Vista, por exemplo, possuem grande quantidade de serviços à mão e isso facilita a vida de quem mora por ali.

  1. Áreas de lazer e recreação

Uma localização ideal deve oferecer oportunidades de lazer e recreação para você desfrutar nos momentos de folga. Procure por parques, praças, áreas verdes ou clubes próximos que proporcionem espaços para atividades ao ar livre, caminhadas ou momentos de relaxamento.

Em São Paulo, além dos muitos parques, há várias opções de lazer nos finais de semana. A Avenida Paulista, por exemplo, é fechada para lazer aos domingos e oferece diversas atrações como o Parque Trianon, museus, galerias, shoppings e o Sesc, beneficiando quem mora nas proximidades.

  1. Custo de vida na região

Além do valor do imóvel, considere o custo de vida na região. Pesquise os preços de serviços, lazer e alimentação. Avalie se o custo de vida é compatível com seu orçamento e se você conseguirá manter um padrão de vida confortável.

  1. Potencial de valorização imobiliária

Considere o potencial de valorização imobiliária da região ao longo do tempo. Investir em uma área em crescimento ou em um bairro em desenvolvimento pode ser vantajoso a longo prazo, garantindo um bom retorno sobre o investimento no seu novo apartamento.

Santa Cecília é um dos bairros do centro de São Paulo que mais tem se destacado nesse quesito nos últimos tempos. A revitalização da área a transformou na região mais valorizada de 2023, e as perspectivas apontam para um crescimento ainda maior nos próximos anos.

Liste suas prioridades ao escolher o bairro ideal. Uma delas pode ser a vista do rooftop.

Como pesquisar a vizinhança?

Antes de tomar uma decisão, é essencial conhecer a vizinhança do local onde pretende morar. Visite o bairro em diferentes horários do dia e da semana para observar a movimentação e o ambiente.

Converse com os moradores para obter informações sobre a segurança e a qualidade de vida na região. Utilize ferramentas online e redes sociais para pesquisar a reputação do bairro e verificar se há reclamações ou elogios frequentes.

Considerações sobre ruído e poluição

Verifique o nível de ruído na região, especialmente se o imóvel estiver próximo a vias movimentadas, bares ou aeroportos. A poluição do ar também é um fator importante a ser considerado, principalmente em grandes cidades. Escolha um local que ofereça um ambiente saudável e tranquilo para você e sua família.

Como definir o que é mais importante para a localização ideal?

Você já sabe os pontos que devem ser analisados para a localização ideal, e agora?

Cada um destes critérios precisa ter um peso. O local depende do seu estilo de vida e das suas características. Se você procura um lugar mais baladeiro ou uma região tranquila.

Liste suas prioridades e determine o que é mais importante para você. Se para você é indispensável estar próximo ao trabalho, esse critério deve ter um peso maior que as opções de lazer, por exemplo. Avalie cada um dos aspectos apresentados anteriormente, de acordo com suas necessidades e estilo de vida para tomar a melhor decisão.

Agora que você sabe o que avaliar na localização do seu novo imóvel, está na hora de colocar essas dicas em prática. Na Habitram você encontra apartamentos nas melhores localizações de São Paulo.

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!