_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

Mercado Imobiliário

5 de fevereiro de 2024

Opções de financiamento com entrada reduzida: escolha a melhor opção para você

Mercado Imobiliário

22 de janeiro de 2024

Variedade de plantas e opções de personalização para atender às necessidades da família

Dicas

Como escolher o tamanho do primeiro imóvel

5 de julho de 2023 | 6 minutos

A compra de um imóvel, sem dúvida, é um bom negócio, seja por investimento, seja para obter patrimônio, mas independente do motivo o importante é se planejar.

 

Vários podem ser os motivos: ter seu primeiro lar para sair do aluguel, sair da casa dos pais, ou até mesmo construir, ou aumentar a família, mas, independentemente do motivo, saber o que deve ser considerado na hora de escolher o tamanho do imóvel é fundamental.

 

Um dos fatores importantes na escolha de um apartamento é definir o tamanho ideal de acordo com suas necessidades e padrão de vida. Investir em imóveis é um passo importante. Nossas necessidades de moradia mudam com o passar dos anos e por isso é necessário se planejar ao comprar o primeiro imóvel.

 

O que considerar ao escolher o tamanho do primeiro imóvel

A primeira coisa que deve ser feita é avaliar onde você mora atualmente, o que você gosta de lá, o que você gostaria de manter no seu próximo apartamento, principalmente em termos de mobília. 

 

Meça os seus móveis antes de escolher o tamanho do apartamento, caso você não vá comprar móveis novos. É preciso medir os móveis disponíveis e ter a certeza que eles caberão tranquilamente no imóvel. Caso não caibam, avalie a possibilidade de comprar outros ou de optar por um apartamento de outra proporção. 

Considere suas finanças e entenda que maior nem sempre é melhor

Procure um apartamento do tamanho ideal, que atenda às suas necessidades, mas também que não prejudique seu orçamento. Lembre-se dos custos administrativos que terá que arcar e do mobiliário e acessórios novos que deverá comprar. Lembre-se de que não é apenas o custo para comprar um novo lar que é importante, mas o custo de administração. 

 

Opte pela praticidade. Todos desejam possuir apartamentos espaçosos, mas resista a esse desejo caso ainda não seja a hora certa. Por isso, é interessante avaliar algumas coisas, como, por exemplo, considerar a planta, se atende a todas as suas expectativas.

 

Então, procure aquele imóvel único, do tamanho certo, projetado para a máxima funcionalidade, que faz uso de cada centímetro de espaço. Quando feito corretamente, menos é mais e pode atender suas necessidades e suas finanças.

 

Defina um limite de tempo para viver no apartamento

O ideal ao escolher um apartamento é ter em mente que sua situação pode mudar daqui a um tempo. Por isso, pense quanto tempo você pretende utilizá-lo. Sabemos que o normal é querer permanecer com o mesmo imóvel durante muitos anos, mas, algumas circunstâncias podem mudar.

 

Um bom exemplo disso, é alguém solteiro comprando um imóvel de apenas um dormitório ou um Studio e precisar de um home office, ou se casar e pensar em ter filhos e ter que abdicar do espaço por conta ser pequeno. Por isso, caso o objetivo seja permanecer por muitos anos, o ideal é avaliar isso no momento da compra e optar por construções mais amplas e estruturadas.

Avalie a possibilidade de trabalhar em casa

O conceito de home office tem se consolidado como uma tendência e uma solução para os desafios do mundo moderno, com os avanços tecnológicos e organizacionais das empresas, a possibilidade de trabalhar em casa já se tornou uma realidade para muitas pessoas.

 

Ao considerar o tamanho ideal de um apartamento, é importante levar em conta essa oportunidade. Mesmo para aqueles que possuem um emprego formal que exige presença física na empresa, é válido avaliar se, a longo prazo, as tarefas poderão ser realizadas remotamente. Se a resposta for afirmativa, a escolha de um apartamento com um espaço adicional dedicado ao escritório é importante. 

Conte com ajuda de um profissional

Para ajudar nesse momento, o ideal é contar com um corretor. Ele tem conhecimento e  experiência para identificar através do que você procura, o que você precisa, e selecionar os melhores imóveis para você visitar.

 

A escolha do tamanho do imóvel passa por várias etapas. Conversas para o entendimento das necessidades e da realidade que você vive e da que deseja viver, além de pesquisas que devem compor a sua decisão, para que a escolha de seu novo lar seja adequada, com a melhor otimização do espaço.

Considere um espaço para seu pet

Os condomínios atuais, em sua maioria, contam com área pet, mas, é importante também pensar que ele passará a maior parte do tempo no apartamento e precisará de espaço para brincar, dormir e fazer suas necessidades. 

 

É comum que se considere o animal doméstico um membro da família e por isso, pode ser necessário dar conforto a ele também, por essa razão, considerar o tamanho do primeiro imóvel é essencial neste caso. 

 

Em caso de cães de grande porte, por exemplo, o cuidado deve ser ainda maior. Nesse contexto, o ideal é optar por um apartamento com área de serviço espaçosa. 

Um apartamento com janelas em todos os cômodos

Ter janelas em todos os ambientes pode parecer algo trivial, mas é fundamental. Além da ventilação e luminosidade, as janelas criam efeitos de luz e sombra naturais e podem trazer a sensação de amplitude aos cômodos. 

 

Muito além da estética, as janelas trazem conforto. As vistas externas também são importantes para dar a sensação de tamanho maior ao seu lar.  

 

Tenha prioridades

Todos querem ter um Home Theater, mas, se não é o momento de investir em um apartamento grande, às vezes não dá para agradar a todas as nossas exigências e desejos e temos que abrir mão de algumas coisas, por isso, planejar é essencial. 

Opte pela praticidade

Há muitos condomínios que oferecem diversas opções que facilitam o dia a dia, como academia, área delivery, mini mercado, diversas áreas de lazer, espaços de convivência, entre outros. Essas alternativas tornam a rotina mais prática e podem auxiliá-lo na escolha do seu primeiro imóvel, se necessário um apartamento menor, que tenha essas facilidades para você ter conforto e comodidade. 

 

Gostou do artigo? Então, deixe seu comentário e compartilhe este post nas redes sociais para ajudar outras pessoas a entenderem como escolher o tamanho ideal do novo imóvel.

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!