_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram

Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:

Morar ou investir?

Quem vai
morar com você?

Como precisa ser
seu apartamento

Dicas Financeiras

5 de fevereiro de 2024

Opções de financiamento com entrada reduzida: escolha a melhor opção para você

Mercado Imobiliário

22 de janeiro de 2024

Variedade de plantas e opções de personalização para atender às necessidades da família

Dicas

Gastronomia da Vila Mariana: sabores irresistíveis

3 de maio de 2023 | 7 minutos

A Vila Mariana é um dos bairros mais tradicionais e charmosos de São Paulo, com uma história que remonta ao século XIX. 

 

Além de sua riqueza cultural e arquitetônica, a Vila Mariana se destaca pela sua gastronomia diversificada e de qualidade, que agrada a todos os paladares. 

 

Neste artigo, exploremos alguns dos restaurantes, bares e cafés que fazem da Vila Mariana um polo gastronômico da cidade, com opções que vão desde a culinária brasileira até a internacional, passando por sabores asiáticos, europeus e árabes. 

 

Acompanhe-nos nessa viagem gastronômica pela Vila Mariana e descubra os sabores que esse bairro tem a oferecer.

História da gastronomia na Vila Mariana

 

A Vila Mariana é um bairro de São Paulo que tem uma história ligada à gastronomia. Desde o final do século XIX, quando foi criado o matadouro municipal na região, a Vila Mariana atraiu diversas indústrias e comércios, como a fábrica de cosméticos Bozzano, a fábrica de fósforos e vários bares e restaurantes. 

 

O matadouro foi desativado em 1927 e hoje abriga a Cinemateca Brasileira, um importante acervo cinematográfico do país.

 

A Vila Mariana também se destaca pela diversidade cultural e gastronômica, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos. 

 

O bairro tem desde botecos tradicionais, como o Veloso, famoso pela sua coxinha de frango cremosa e suas caipirinhas, até restaurantes sofisticados de culinárias variadas, como italiana, árabe, mexicana e japonesa. 

 

Além disso, a Vila Mariana conta com escolas e universidades renomadas, como o Colégio Marista Arquidiocesano, a Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e a ESPM.

 

A origem do nome do bairro é incerta, mas existem duas teorias principais. A primeira é uma homenagem à mulher do coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, Maria, que foi a primeira professora da Vila Mariana. 

 

Já a segunda, atribui a homenagem à esposa do engenheiro Alberto Kuhlmann, que se chamava Mariana. Seja qual for a verdadeira história, o fato é que a Vila Mariana é um bairro que tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes, tanto em termos de lazer, cultura, educação quanto de gastronomia.

Restaurantes tradicionais

 

Vila Mariana conta com restaurantes tradicionais, sendo aqueles que você não pode deixar de conhecer se está na região. Conheça os principais deles:

 

Um dos restaurantes mais famosos da Vila Mariana é o Veloso Bar, como mencionado anteriormente, que serve uma das melhores coxinhas de São Paulo, acompanhadas de caipirinhas variadas. O bar fica na Rua Conceição Veloso, 54, e funciona de terça a sexta, das 17h30 às 23h30, e aos sábados e domingos, das 12h30 às 23h30.

 

Outra opção para os amantes de carne é o Parrillada Fuego Celeste, uma churrascaria argentina que oferece cortes nobres e acompanhamentos típicos. O restaurante fica na Rua Joaquim Távora, 1195, e funciona de segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h, e aos sábados e domingos, das 12h às 23h.

 

Para quem prefere uma culinária mais exótica, o Bawarchi é uma ótima escolha. O restaurante indiano serve pratos autênticos e saborosos, como o frango tikka masala e o naan (pão indiano). O Bawarchi fica na Rua Pedro de Toledo, 617, e funciona de terça a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

 

Se você gosta de pizza, não pode deixar de conhecer o Quintal do Bráz, uma unidade da rede de pizzarias Bráz que recepciona os clientes com um charmoso deck ao ar livre, rodeado por um grande jardim de árvores frutíferas e flores. 

 

As pizzas são feitas com ingredientes selecionados e massa crocante. O Quintal do Bráz fica na Rua Gandavo, 447, e funciona de segunda a quinta, das 18h30 às 23h30, sexta e sábado, das 18h30 a 0h30, e domingo, das 18h30 às 23h.

 

Por fim, para quem quer se sentir em um pedacinho do Egito em São Paulo, o Khan El Kalili é a casa de chá ideal. O local oferece um ambiente decorado com tapetes, almofadas e objetos orientais, além de servir chás aromáticos, doces árabes e narguilés. 

 

O Khan El Kalili também conta com apresentações de dança do ventre e música ao vivo. A casa fica na Rua Dr. Rafael de Barros, 333, e funciona de quarta a sábado, das 20h à 1h.

 

Esses são apenas alguns dos restaurantes tradicionais da Vila Mariana que valem a pena conhecer. O bairro tem muitas outras opções para todos os gostos e bolsos. Que tal explorar essa região tão rica em cultura e gastronomia?

 

Seleção do que há de melhor para comer na região da Vila Mariana

 

Além das opções mencionadas acima, existem outros restaurantes que contam com uma culinária de dar água na boca. E não pense que não há a opção certa para o seu gosto. Dá só uma olhada!

 

– Fortunato Bar: Um bar moderno e animado, que serve ótimos petiscos e drinks. O destaque fica por conta do bolinho de arroz com queijo e da caipirinha de limão-siciliano com manjericão. O ambiente é agradável e a música ao vivo anima as noites. 

 

Endereço: Rua Joaquim Távora, 1356. Horário: Segunda a sábado, das 17h às 23h; domingo, das 12h às 23h. Peça também pelo delivery, disponível por meio do telefone (11) 4680-2966 ou iFood.

 

– Mapu: Um restaurante especializado na comida de rua taiwanesa, que surpreende pelo sabor e pela criatividade. O prato mais famoso é o bao, um sanduíche feito com pão cozido no vapor e recheado com carne, vegetais e molhos. Outras opções são a berinjela empanada com missô e shoyu, o frango crocante de Taiwan e o ice bao, uma sobremesa de pão frito com sorvete e caramelo. 

 

Endereço: Rua Áurea, 267. Horário: Terça a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h; sábado, das 12h às 15h30 e das 18h às 22h; fecha domingo e segunda. O restaurante também trabalha com delivery, disponível pelos aplicativos saipos.com e iFood.

 

– Walnuts: Uma sorveteria artesanal que utiliza ingredientes naturais e sazonais para criar sabores incríveis. Entre as opções que se revezam na vitrine, estão o café com cardamomo e nibs de cacau, o bolo de cenoura com calda de chocolate e o flocos de cookies. Os sorvetes são cremosos e bem servidos. 

 

Endereço: Rua Morgado de Mateus, 195B. Horário: Todos os dias, das 12h às 19h30. Disponível na opção delivery por iFood ou pelo telefone (11) 5082-1824.

 

– Estou Quituteria Portuguesa: Um lugar charmoso e acolhedor, que oferece quitutes típicos da culinária portuguesa. O cardápio inclui bolinhos de bacalhau, pastéis de nata, alheira, sardinha na brasa e muito mais. Os pratos são bem preparados e servidos em porções generosas. 

 

Endereço: Rua Machado de Assis, 591. Horário: Terça a sábado, das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 22h; domingo, das 11h30 às 16h. Fecha às segundas. Peça também pelo iFood.

 

Essas são apenas algumas das opções que a região da Vila Mariana oferece para quem quer comer bem e desfrutar de uma experiência gastronômica única. 

 

Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção e que aproveite as dicas na sua próxima visita ao bairro. Bom apetite!

Desvende a Habitram Experience e apaixone-se por um mundo de inovações! Experimente o Virtual Building Experience e mergulhe em empreendimentos incríveis de forma interativa. Viva essa experiência única!