_A Habitram
_Empreendimentos/ encontre o seu Habitram
Vamos te ajudar a encontrar o Habitram ideal para você:
Mercado Imobiliário
Como comprar um imóvel na planta?
3 de novembro de 2017 | 4 minutos
Chegou o momento tão esperado de comprar a casa/apartamento própria, mas você ainda não sabe o que fazer ou por onde começar? Não precisa se desesperar! Respire fundo, se acalme e confira todas as dicas que separamos para você sobre como comprar um imóvel na planta.
Já pensou na possibilidade de comprar um empreendimento ainda na planta? Se não, é melhor considerar a opção que pode trazer grandes benefícios para você e sua família.
Certamente você já escutou alguém dizendo que o imóvel na planta é mais barato e possui diversas vantagens – o que é verdade. Comprar um empreendimento que ainda não foi construído pode ser um ótimo negócio. Isso porque as instalações são modernas, a decoração e personalização é você quem faz, o pagamento é facilitado e, depois de pronto, o valor do imóvel pode ser valorizado em até 50%.
Ficou interessado? Veja o que você deve fazer para comprar um empreendimento ainda na planta:
Antes de mais nada você deve pesquisar e conhecer a construtora que vai construir o imóvel. Descubra se ela é confiável; isso é fundamental para não surgir problemas futuros, como fraudes, atrasos ou problemas na entrega do imóvel.
Verifique os dados da empresa na Receita Federal, a situação cadastral dela (se o CNPJ está regular, se possui processos judiciais, reclamações no Procon ou no Reclame Aqui).
Vá até o Cartório de Registro de Imóveis e veja se o empreendimento está devidamente registrado. Pesquise também o memorial descritivo que acompanha o registro – só para confirmar que as características passadas pelo corretor estão corretas.
Outra alternativa é conversar com proprietários que adquiriram imóveis na planta com a construtora e avaliar o nível de satisfação deles.
Faça perguntas a respeito de assuntos pertinentes:
E qualquer outra pergunta que você considere importante.
Você deve saber quanto pode investir no imóvel próprio. É comum que algumas pessoas pesquisem, visitem e desejem casas ou apartamentos que não podem comprar. Para que isso não aconteça com você é fundamental se planejar financeiramente.
Antes de comprar um imóvel na planta, calcule o valor dos juros embutidos nas prestações, verifique qual o limite de financiamento liberado pelo banco e veja se você consegue arcar com as prestações mensais. Além disso, leve em consideração que o valor do imóvel será reajustado pelo INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), elevando o preço final em até 20%.
Ter plena consciência dos possíveis gastos extras evitará que você tenha dores de cabeça desnecessárias.
É comum visitar o imóvel antes de comprar, mas como fazer isso se ele ainda não foi construído? As construtoras constroem um apartamento modelo – igual ao que será entregue quando o empreendimento estiver pronto – para que o cliente avalie se o imóvel atende às suas expectativas e necessidades. É fundamental que você conheça o empreendimento e analise se ele é ideal para você e sua família.
Se você visitar o local que o imóvel será construído em um domingo à tarde, por exemplo, provavelmente o lugar estará silencioso e com pouco movimento. Porém, se a visita ocorrer em uma quarta-feira de manhã o cenário pode ser totalmente diferente.
Se você é o tipo de pessoa que busca tranquilidade, opte por locais mais calmos. Agora se você não se incomoda com muito movimento e barulho, não se preocupe! Lugares mais agitados não serão um problema – tudo vai depender do estilo de vida que você e a sua família pretendem levar.
Suas dúvidas foram esclarecidas? Caso ainda tenha restado alguma, comente no post para ajudarmos você nesse momento tão importante da sua vida.
Boa sorte!