Ao montar uma rede de internet para sua casa ou apartamento, é necessário refletir bastante sobre seu objetivo. Você utiliza mais internet nos seus dispositivos móveis do que no seu computador? Assiste muito streaming? Trabalha de casa? Compartilha muitos arquivos? Necessita de confidencialidade?

Tudo isso vai influenciar na escolha do que é melhor para você: conexão via cabo ou wifi?

Vantagens da conexão via cabo

– Oferece uma velocidade superior à do wifi. Se você pretende ver filmes por streaming, por exemplo, vai encontrar vantagens nesse tipo de conexão.
– Não sofre tanto com instabilidades de origem diversa, como frequências e canais diferentes. Ideal para quem joga online, por exemplo.
– Segurança. Não é possível ter acesso à rede sem a presença física.

Vantagens da conexão wifi

– Mobilidade: tendo a senha, o raio no qual você pode circular e ainda contar com internet é relativamente grande.
– Compatibilidade com diversos devices, como computadores, celulares, tablets, tvs, etc.
– Distribuição para todos eles com uma simples senha.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os tipos de conexão via cabo e wifi, basta identificar seu principal objetivo e escolher qual melhor te atende.

Mas lembre-se: a escolha do provedor de internet conta muito para evitar possíveis problemas. Antes de contratar a empresa que fornecerá o serviço de internet a você, procure por sua reputação online. Investigue como funciona o suporte ao cliente e como são tratadas as possíveis reclamações em relação aos seus serviços. Compare valores, mas considere também o suporte que a empresa dá em caso de algum problema.

Gostou das nossas dicas?
Quais outros temas você gostaria de ver tratados no nosso blog e redes sociais? Fale com a Habitram, ficaremos felizes em te ouvir!