Pagar um imóvel à vista seria, sem dúvida, o melhor negócio para quem sonha com a casa própria. Além de ficar livre das dívidas, você teria um poder maior de negociação. Porém, nem todos conseguem o valor total do imóvel, não é mesmo? Aliás, são raros os casos de pessoas que têm condições financeiras de comprar um empreendimento à vista.

É exatamente por isso que existem outras alternativas que podem ajudar, e muito, quem quer ou pretende comprar o próprio imóvel. Muitas pessoas optam pelo financiamento imobiliário e acabam se esquecendo das outras opções.

Você já pensou em fazer um consórcio? Ele pode ser tão vantajoso quanto o financiamento.

Primeiramente você deve entender como funciona o consórcio:

Um consórcio, nada mais é que a união de pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de adquirir um bem em comum – no caso, imóveis – e formar uma poupança destinada à compra, por meio do autofinanciamento.

Processo:

  1. Você vai entrar em um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que o seu.
  2. Os participantes desse grupo, inclusive você, realizarão pagamentos mensais.
  3. Os valores das parcelas pagas por todos entram em um caixa que é chamado de Fundo Comum – esse caixa é reservado somente para os pagamentos do seu grupo.
  4. Por conta da grande quantidade de pessoas, o valor arrecadado mensalmente é muito maior que a sua parcela. Esse dinheiro será usado para a contemplação dos clientes/participantes. As parcelas mensais são livres de juros. O único gasto será com a taxa da administradora e o fundo de reserva e seguro.
  5. Quem gerencia e administra esse processo é uma administradora, uma empresa autorizada pelo Banco Central – órgão responsável pela regulamentação do setor.

O que é a contemplação?

A contemplação é feita por meio de sorteios ou lances. É o crédito disponibilizado para o consorciado que foi contemplado.

O lance é o valor ofertado pelo participante, que antecipa parcelas do plano contratado (é possível utilizar o FGTS para fazer lances).

Lembre-se que enquanto houver saldo em caixa, mais pessoas serão contempladas mensalmente.

O plano escolhido pode ser pago em até 180 vezes, mas existe a possibilidade de você ser contemplado antes disso. Ou seja, você recebe a quantia total do imóvel sem ter pagado 100% do valor à administradora. Se isso acontecer é só continuar pagando as parcelas em dia até quitar o imóvel.

Depois de ser contemplado você vai receber uma carta de crédito, que permite a aquisição da tão desejada propriedade, de acordo com as regras em contrato.

Entenda o que é a Carta de Crédito SBPE

Carta de Crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) é uma linha de crédito usada para financiamento residencial ou comercial que utiliza recursos próprios. O objetivo é facilitar o processo de compra do imóvel. Você pode utilizar a Carta de Crédito SBPE para:

  • Aquisição de imóvel novo ou usado.
  • Aquisição de terreno e construção.
  • Construção em terreno próprio.
  • Aquisição de lote urbanizado.
  • Reforma ou ampliação.

O que você precisa para fazer um consórcio:

Para adquirir uma cota de consórcio, você precisa ser maior de 18 anos, assinar um contrato de adesão, no qual estarão estabelecidas as regras do negócio contratado – como valor de crédito contratado, valor das prestações, reajuste, condições de contemplação, taxas, direitos e obrigações do consorciado e da administradora, dentre outros.

No consórcio você pode ter outros imóveis em seu nome (financiados ou não), não existe limite de renda, o financiamento pode ser feito dentro ou fora do Sistema Financeiro de Habitação (se for dentro é permitido o uso do FGTS) e o pagamento em até 35 anos (limite de 30% de comprometimento da renda).

Pesquise, dentre todas as opções, qual atende melhor às suas necessidades e qual é mais vantajosa, levando em consideração a sua realidade financeira.