Está sonhando em comprar a casa própria ou, por algum motivo, precisa se mudar e não sabe o que fazer para encontrar o imóvel ideal para a sua família? Calma!

A maioria das pessoas acha essa tarefa um grande desafio, já que requer tempo e muita procura. Mas não se preocupe! Pensando sempre em facilitar a sua vida, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fechar o melhor negócio. Afinal, o investimento é grande e precisa valer a pena!

Antes de começar a pesquisar, tenha em mente todas as necessidades da sua família. Procurar o imóvel ideal sem ter certeza do que você precisa é uma tarefa difícil e em vão.

Avaliou todas as necessidades? Ótimo! Agora podemos começar.

Como achar o imóvel ideal

Casa ou apartamento?

A primeira escolha a ser feita é decidir se a sua família precisa de uma casa ou de um apartamento. Para isso, é fundamental que você responda a algumas perguntas:

  • Preciso de quantos quartos?

As casas costumam oferecer espaços e cômodos maiores; porém, com o avanço da modernidade, muitos apartamentos têm grandes ambientes arejados.

  • Tenho ou terei animais de estimação?

Se você tem ou pretende ter dois animais ou mais, a casa é o imóvel mais indicado, já que nos apartamentos os bichinhos não têm muito espaço para brincar.

  • Quero quantas vagas na garagem?

Alguns condomínios oferecem apenas uma vaga na garagem, enquanto as casas costumam ter espaço para dois ou mais carros. Lembrando que isso não é regra.

  • Quero piscina, playground, churrasqueira, academia e salão de jogos?

Se você e a sua família desejam ter acesso a todos esses benefícios, os apartamentos são a melhor opção. Se a casa estiver localizada em um condomínio fechado é possível que também tenha algumas vantagens de lazer.

Obs.: Quem opta por comprar uma casa, geralmente tem mais privacidade do que as pessoas que optam por comprar um apartamento. Sem contar a segurança, que é mais reforçada em condomínios.

Infraestrutura do bairro

Você frequenta quais estabelecimentos com frequência? Depois de responder a esta pergunta, veja se o bairro escolhido pode lhe oferecer isso. Alguns exemplos são farmácias, padarias, universidades, hospitais, supermercados etc. Caso não tenha, você terá que percorrer longas distâncias para resolver questões cotidianas.

Necessidades dos seus filhos

Tem filhos pequenos? Leve em consideração as necessidades deles. Pesquise e descubra se existem creches e escolas localizadas no bairro ou nas proximidades. Isso facilita a sua vida, tornando a rotina menos estressante.

Segurança

A segurança da sua família é uma questão primordial. Sendo assim, veja se existem vigilantes no bairro ou porteiros, seguranças e câmeras (no caso dos condomínios).

Estrutura física do imóvel

Para evitar futuros problemas, avalie a estrutura física do imóvel. Verifique acabamentos, situação das paredes, portas, janelas, interruptores, vasos sanitários, chuveiros, ralos, pias, batentes, vidros etc.

Realidade financeira

Não adianta escolher o imóvel dos sonhos e não conseguir pagar por ele. Antes de começar a pesquisar, tenha em mente a sua realidade financeira e saiba quanto pode gastar. Dessa forma, você vai filtrar alguns imóveis e a procura será mais assertiva.

Agora que você já sabe o que fazer para encontrar o imóvel ideal, pode começar a procurar. A Habitram está à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Conheça nossos imóveis: Clique aqui.