Você sempre sonhou com a casa própria, mas continua pagando aluguel ou ainda mora com os pais, com algum parente ou com a sogra? Chegou a hora de você mudar de vida! Hoje mostraremos as vantagens de adquirir um imóvel e ter o seu próprio cantinho para morar.

É importante destacar que comprar a casa própria é um compromisso financeiro que pode durar décadas. Portanto, é imprescindível que você tenha responsabilidade e faça um bom planejamento antes de tomar qualquer decisão a respeito.

Apesar de ser, provavelmente, o maior investimento que você fará ao longo da vida, todo o esforço valerá a pena. Preparado?

Confira as vantagens de comprar o próprio imóvel:

Autonomia para mudanças: quando você é o “dono do pedaço”, não precisa pedir permissão para mudar o ambiente. Você tem total liberdade para pintar e derrubar paredes, mudar a arquitetura ou até mesmo construir um novo cômodo.  Lembrando que nos imóveis localizados em condomínios é preciso discutir essas questões com a construtora responsável.

O imóvel vai valorizar: comprar o próprio imóvel pode ser uma forma segura de investir o seu dinheiro. Isso porque é bastante comum que as propriedades se valorizem ao longo dos anos. Se você optar por uma casa/apartamento ainda na planta, por exemplo, o valor do imóvel pode aumentar em até 50% depois de pronto.

Ao comprar um imóvel próprio você constrói um patrimônio pessoal: ao concluir o pagamento do financiamento o imóvel será seu e ninguém pode mudar isso. É um bem que você adquiriu e que agora faz parte do seu patrimônio pessoal.

Se futuramente você passar por uma situação financeira crítica, tem a opção de vendê-lo – é uma garantia para sair do “aperto”.

Liberdade: dentro da sua própria casa você tem a liberdade de fazer o que bem entender, sem ninguém reclamar. Se decidir organizar uma festa de aniversário ou um churrasco para os amigos, não terá problema nenhum com isso.

Além do mais, você pode também criar animais de estimação e cultivar plantas. Ou qualquer outra coisa que queira fazer.

E, então, já pensou que sair do aluguel, da casa dos pais, parentes ou da casa da sogra pode ser uma ótima opção para que você tenha mais liberdade na hora de morar? Não perca tempo e comece já a se planejar para adquirir o seu imóvel próprio.