Conquistar um imóvel é um grande passo na vida de alguém. Mesmo que não seja seu primeiro, é um grande investimento. Quando o assunto é apartamento na planta, existem vantagens e desvantagens. Confira os principais motivos para comprar um e como se proteger de algumas das inconveniências.

Vantagens do apartamento na planta

Vamos começar falando de coisa boa? As facilitações de pagamento e até o preço costumam ser bem mais agradáveis que de imóveis prontos para morar. A economia é certa. Além disso, quem pensa em investimento, essa é uma excelente estratégia. Isso porque, assim que o apartamento estiver pronto para morar, ele estará mais valorizado, gerando lucro ao investidor.

Se o seu objetivo for morar no imóvel, há outros benefícios. Primeiro que, ao comprar o apartamento na planta, ele vem com a energia limpinha e aberta. Ser o primeiro morador garante a total personalização do imóvel. Você pode dispor os móveis como quiser, as cores das paredes, criar ambientes planejados e furar as paredes de acordo com o seu gosto. É a chance de ditar a energia que quer para o seu lar.

Outro fator interessante de ser mencionado é a questão burocrática. Ao comprar apartamento de alguém, são necessárias diferentes documentações do antigo dono e sua. Quando compramos o apartamento na planta, o processo fica bem mais tranquilo.

Apartamento na planta: os cuidados necessários

Como o prédio ainda não está pronto, comprar apartamento na planta pede certa atenção. A primeira preocupação é sobre a data de entrega. Todo mundo conhece alguém que já passou por algum transtorno nesse sentido. Para evitar que isso ocorra com você, faça muitas pesquisas! Confira o histórico da construtora, converse com clientes de outros empreendimentos e procure saber o máximo possível da reputação da empresa.

A impressão que você teve do apartamento na planta é do decorado e das projeções digitais, certo? O perigo disso tudo é que em ambas situações, o imóvel está mobiliado e com uma decoração toda atrativa. É preciso ser racional neste momento e tentar imaginar sem nada. Mais do que isso, imaginar o imóvel com uma decoração que caiba no seu bolso.

Ainda no âmbito expectativa vs realidade, ao comprar um apartamento na planta, é essencial que você saiba com clareza o que quer. Não é o momento de ser impulsivo. Tenha bem certinho qual é o seu orçamento para cada etapa da compra do imóvel, qual será a finalidade do apartamento, e por aí vai. Isso vai evitar arrependimentos.

Prós e contras do apartamento na planta

Já vimos que existem diferentes benefícios em comprar apartamento na planta e também alguns aspectos que merecem mais nossa atenção. Se vale a pena ou não, vai depender de seu objetivo e do que você espera desse imóvel. Agora cabe a você avaliar todos esses pontos levantados.

De qualquer forma, se optar por um apartamento na planta, é preciso prestar muita atenção no contrato, não pular etapas e fazer uma pesquisa profunda sobre as empresas envolvidas. Outras dicas incluem visitar a construção, manter a documentação arquivada, registrar em cartório os documentos de compra e venda e observar as cláusulas de para o caso de desistência.

Para mais dicas de mercado imobiliário, confira sempre o nosso blog. E, se tiver interesse, saiba mais sobre os imóveis da Habitram aqui.