Comprar o próprio imóvel não é uma decisão que se toma “da noite para o dia”, é preciso consciência e muito planejamento para que tudo ocorra da melhor maneira possível, evitando futuramente problemas indesejáveis.

Realizar o sonho da casa própria não deve ser visto como uma grande dificuldade, já que hoje as instituições financeiras disponibilizam o financiamento imobiliário com taxas de juros que variam entre 5% e 12%. Além dos consórcios e do programa do governo Minha Casa Minha Vida, que facilitam, e muito, a vida de quem quer ter o próprio cantinho para morar.

Apesar desse facilitador na hora de comprar a casa própria é preciso tomar alguns cuidados essenciais antes de comprar um imóvel novo.

Confira quais questões merecem mais atenção na hora de comprar um imóvel novo:

1 – Avalie as necessidades da sua família: veja quais são as necessidades da sua família. Faça algumas perguntas para si mesmo: “eu preciso de uma casa ou de um apartamento?”, “necessito de quantos quartos?”, “qual o tamanho da cozinha ou da sala que desejo?”, “quero piscina, jardim, churrasqueira ou playground?”, “preciso de quantas vagas na garagem?”. E outras questões que você julgue interessante avaliar.

2 – Esteja atento à localização: antes de comprar um imóvel é importante que você considere a localização do empreendimento, já que ela é um fator importante quando falamos em qualidade de vida. Veja se a construção fica próxima de hospitais, comércios, escolas, shoppings, academias, padarias, mercados, parques e do seu local de trabalho – tudo isso vai facilitar a sua rotina.

3 – Pesquise o valor do metro quadrado: busque em sites classificados e compare o valor do metro quadrado em algumas regiões. A variação pode ser significativa dependendo de onde você pretende morar.

4 – Planeje-se financeiramente: é essencial que você faça um bom planejamento financeiro, levando em consideração que a compra de um imóvel novo provavelmente será o maior investimento que você fará na vida – serão anos ou até mesmo décadas pagando as parcelas do financiamento. Lembre-se que o financiamento imobiliário não pode comprometer mais do que 30% da sua renda familiar.

5 – Analise a estrutura no imóvel: apesar de ser um imóvel novo é importante que você avalie a condição do espaço. Verifique a pintura, as fechaduras, portas, janelas, pias, torneiras, os chuveiros, interruptores, vidros, pisos, ralos e veja se não existe rachaduras ou vazamentos no teto e nas paredes.

Lembre-se: imóveis novos não estão isentos de problemas e é por isso que você deve tomar alguns cuidados. Esperamos que as dicas lhe ajudem nesse processo. Boa sorte!